A Delta Air Lines está considerando uma oferta para a US Airways, no momento em que as companhias aéreas americanas avaliam algumas combinações após a concordata da AMR Corp., controladora da American Airlines.
Segundo duas fontes próximas ao assunto – que preferem não ser identificadas por que as discussões ainda não são públicas -, uma fusão com a US Airways é apenas uma das opções que a empresa sediada em Atlanta está avaliando. A Delta, contudo, ainda não se aproximou à US Airways, disse uma das fontes.
A Delta e a empresa de private equity TPG Capital também estão estudando possíveis ofertas pela American, dizem as fontes. A US Airways já confirmou que está fazendo o mesmo. A American Airlines, terceira maior companhia aérea dos Estados Unidos, apresentou o pedido de concordata no dia 29 de novembro, após registrar prejuízos que começaram em 2008.
A concordata estimulou uma ampla reavaliação das possibilidades de fusão e aquisição, além da compras de ativos que podem ser alienados em meio a uma reestruturação, por companhias aéreas americanas.
A Delta preferiu não comentar a possível oferta pela US Airways, citando sua política de não se manifestar sobre rumores ou especulações. Da mesma forma, a US Airways não quis se pronunciar sobre o assunto.
Após a concordata da AMR, analistas especulam que a empresa poderá receber uma oferta da US Airways. O presidente da companhia, Doug Parker, confirmou nesta semana que sua empresa, a quinta maior aérea dos Estados Unidos, está avaliando essa possibilidade.
Fonte: Diário do Turismo